Superação:
Construindo Soluções de Sustentabilidade para o Brasil
Faltam 52 dias para o início do evento

APLICATIVO (EM BREVE)

SIGA-NOS NAS REDES

Notícias

Congresso Nacional de empresários de serviços promete movimentar Manaus em 2017

A CONESCAP é um​a​ ​convenção que pretende reunir 2.500 pessoas de todo o Brasil e alguns participantes do exterior para o aperfeiçoamento técnico e profissional, com palestrantes de renome nacional e internacional e uma feira de negócios voltada ao setor contábil e as empresas de serviço, reconhecida como o maior evento para empresários do Brasil.

O evento acontece a cada dois anos. As últimas edições foram em Recife (2015), Gramado (2013) e Salvador (2011). Foi uma disputa grande para o evento vir a Manaus, na reta final competiu e ganhou do estado do Rio de Janeiro, mesmo com todo apelo de um estado novo, pronto e reformado pós olimpíadas e pós copa do mundo. Essa foi uma vitória para o Estado do Amazonas através do SESCON/AM ​(Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícia, Informação e Pesquisa do Estado do Amazonas). A Presidente Cristina Gonzaga trabalhou por essa captação com muito sucesso. ​

Segundo o presidente da FENACON (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa), Mário Almir Berti “​ é a primeira vez que este evento é realizado na região norte, estamos esperando muito até mesmo porque a cidade oferece riquezas culturais, gastronómicas, ecológica e entre outras qualidade que facilita trabalharmos a sustentabilidade como tema principal”.

Para marcar o evento, o tema “sustentabilidade e superação” será o foco principal da convenção. O evento trás um desafio que é a não utilização de papel e a classe contábil estará engajada neste ano de 2017 para a preservação do meio ambiente e cuidados com a Amazônia, a prova disso é que dia 9 de março representantes de todo o sistema FENACON, SESCON’s e SESCAP´s estarão em Manaus para o plantio de árvores na Ponta Negra com apoio da SEMMAS (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade) através do Secretário de estado Antônio Nelson Oliveira Júnior. Isso simboliza a abertura desse trabalho de preservação que a classe contábil vai fazer a nível Brasil, chamando atenção para a preservação da Amazônia.

Semana passada já aconteceu em Manaus à primeira reunião oficial para a classificação e aplicação das ações planejadas pelo sistema, no Hotel Cezar. O mesmo contou com o Presidente da FENACON, seus diretores, membros da SESCON/AM e demais envolvidos no processo. Segundo a presidente do SESCON/AM, Cristina Gonzaga, essa é uma edição inédita, diferente e esperada pelo Brasil todo. Será algo inesquecível. A expectativa de público é de 2.500 pessoas.

Para aplicar as ações planejadas desde o ano passado a SESCON/AM também firmou parceria com a AMAZONASTUR através da presidente Orenir Braga. De acordo com Alba Rosa Ananias, Diretora da FENACON “Foi uma grande concorrência para a escolha da cidade e eu vesti a roupa de Manaus. Realmente acho que esta é a cidade ideal para ajudar a crescer o nosso sistema, principalmente com essa região, o fato da grande maioria das pessoas terem vontade de conhecem à região ajuda”.

Marcelo Afonso, Vice Presidente da FENACON da Região Norte afirma que nunca um evento deste porte foi realizado na região norte, ainda mais com toda essa tecnologia e com vários palestrantes de renome. Por isso estamos trazendo vários empresários de fora para participar e conhecer a região e suas riquezas. Tenho certeza que será um sucesso.

Sobre a SESCON/AM:

É uma entidade sindical patronal que nasceu da necessidade de representatividade de classe no estado do Amazonas, oportunamente reuniram-se um grupo de empresários contábeis entre eles Wilson Américo da Silva, José Luis Silva, entre outros, que formaram a diretoria provisória e posteriormente, fundaram no dia 13 de junho de 2001 para representar legalmente os segmentos no estado do Amazonas. Desde então somos filiado a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – FENACON, fazendo parte também do sistema SICOMERCIO – Sistema Confederativo Sindical do Comércio e Integrado ao Grupo da Confederação Nacional do Comércio – CNC.

O SESCON Amazonas é uma entidade sindical patronal que tem o objetivo de defender os direitos individuais e coletivos dos seus associados e representados, tendo como princípios, liberdade, autonomia, solidariedade profissional, ética e cidadania, sempre voltado a preservação da unicidade sindical. Além de buscar e lutar pelos direitos desses segmentos, o SESCON/AM tem o compromisso de aprimorar e promover o desenvolvimento profissional dos seus filiados através de desenvolvimento de projetos de estudo, coordenação, orientação e proteção.

Sobre a FENACON:

O ano era 1991. A necessidade constatada por empresários do setor de serviços de se ter uma entidade que os representasse nacionalmente fez nascer a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – FENACON.

No dia 26 de abril daquele ano, então, a Entidade foi fundada na cidade São Paulo-SP, tendo como filiados nove sindicatos – São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Santa Catarina, Caxias do Sul, Paraná, Minas Gerais e Ceará.

Com a consolidação da atuação política da entidade, constatou-se a necessidade de transferir suas instalações para Brasília, centro das decisões políticas do país.

Hoje a entidade tem abrangência nacional, contando com 37 sindicatos, distribuídos nos 26 Estados e no Distrito Federal. Esses sindicatos representam aproximadamente 400 mil empresas que atuam nas áreas de contabilidade, assessoramento, perícias, informações e pesquisas.

Filiada à Confederação Nacional do Comércio (CNC), a FENACON tem se consolidado como legítima liderança na representação do setor de serviços. A Entidade atua diretamente no combate à alta carga tributária, na diminuição da burocracia, na geração de mais empregos, além de lutar por políticas públicas que garantam mais desenvolvimentos às empresas brasileiras, sobretudo as micro e pequenas.

O Sistema FENACON representa cerca de 400 mil empresas dos diversos segmentos do setor de serviços. São profissionais que atuam com importação, crédito, engenharia, previdência, cobrança, recursos humanos, câmaras de indústria, comércio e serviços, imóveis, bolsas de valores, cooperativas e outros.