Bernardinho inspira empresários na palestra de abertura do segundo dia da 21ª Conescap

O segundo dia da 21ª CONESCAP começou em alto nível com a palestra do técnico da seleção masculina de vôlei, Bernardinho, um dos maiores ícones do esporte brasileiro e referência mundial em liderança e performance. Diante de um auditório lotado, o campeão olímpico trouxe ao palco toda a sua experiência dentro e fora das quadras, conectando as lições do esporte de alto rendimento com os desafios da gestão empresarial.

Com o tema “A Cultura da Excelência”, Bernardinho destacou que o sucesso — seja no esporte ou nos negócios — é resultado de disciplina, propósito e trabalho em equipe. Ao longo da apresentação, ele mostrou como a busca contínua pelo aprimoramento e a construção de times engajados foram determinantes para alcançar resultados extraordinários.

“Disciplina é algo treinável. Você não controla o seu talento, mas controla quanto de esforço você dedica a ele. Estabeleça prioridades e foque no que você pode controlar”, afirma Bernardinho.

Para ele, a maior frustração de um gestor é quando o colaborador com alta capacidade não se desenvolve. Por isso precisa lembrar que a inspiração do colaborador vem de fora, até mesmo do próprio gestor, mas a motivação vem de dentro.

“Eu só cobro de quem acredito. É desperdício de energia cobrar de quem não tem capacidade. Eu posso dar o oxigênio, mas a chama precisa existir”, destaca.

Reconhecido por sua trajetória vitoriosa à frente das seleções brasileiras de vôlei, Bernardinho compartilhou aprendizados acumulados em décadas de conquistas. Sob seu comando, o Brasil viveu a era mais gloriosa do vôlei mundial, com oito títulos da Liga Mundial, três campeonatos mundiais e quatro medalhas olímpicas — duas de ouro, em Atenas (2004) e Rio (2016).

 

O técnico reforçou que os mesmos princípios aplicados para formar campeões em quadra podem ser replicados na liderança empresarial. E no momento atual, um dos temas mais polêmicos é o conflito de gerações. Para ele, é preciso fazer conexão e gerar a confiança das novas gerações, que muitas vezes não sabem lidar com a frustração.

“Aquela estratégia de comando e controle não funciona mais. Precisa usar o convencimento. Lembro quando meu filho Bruninho me disse: Eles não são melhores e nem são piores. Eles são apenas diferentes”, lembrou.

Quase ao final da sua palestra, Bernardinho destacou um ponto, convidando os empresários presentes a olharem para suas equipes com o mesmo olhar estratégico que se tem para um time vencedor.

“Qual é a parte mais importante da sua empresa? As pessoas! E quanto tempo você dedica a elas?”, questionando o público presente.

Com essa abertura inspiradora do segundo dia, a 21ª CONESCAP confirma seu propósito de estimular o desenvolvimento do setor de serviços, unindo conhecimento, liderança e inovação em um evento que segue transformando a forma como empresários e gestores enxergam os seus negócios.